Tire Suas Dúvidas

Nesta página você encontra respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o aplicativo OpLab. Caso não encontre aqui a informação que você procura, por favor entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder as suas perguntas.

O que é o OpLab

O OpLab é um aplicativo que tem como objetivo auxiliar o investidor do mercado de opções Bovespa, desde o planejamento até a realização das suas operações. O sistema tem uma interface simples e objetiva que ajuda o trader a focar no objetivo, mostrando informações e dados relevantes, bem como cálculos baseados em suas preferências, simplificando assim a forma como o mercado de opções é abordado.

Como faço para instalar o OpLab

Você não precisa instalar o OpLab pois ele é um aplicativo que deve ser acessado diretamente na Internet através de um navegador moderno, que pode ser no seu notebook, desktop, tablet ou smartphone.

Com quais navegadores o OpLab é compatível

Garantimos a compatibilidade do aplicativo com as versões mais recentes dos principais navegadores do mercado que são: Google Chrome, Firefox, Safari e Microsoft Edge.

Qual a resolução mínima de tela recomendada

O OpLab é um aplicativo responsivo que se adapta à diversas resoluções de tela. No entanto, devido a complexidade e grande quantidade de informações disponíveis no mercado de opções, nem todos os módulos do aplicativo podem ser utilizados em telas pequenas. Recomendamos uma resolução mínima de 1920x1080, que é bastante comum nos notebooks e desktops disponíveis no mercado. Estamos em constante evolução e procuramos melhorar a experiência das pessoas com o aplicativo em diversos dispositivos, por isso seu feedback será sempre bem vindo.

Sou leigo(a) no mercado de opções, quero saber se posso usar o OpLab

Para aproveitar melhor as funcionalidades que o aplicativo oferece, recomenda-se que se tenha um conhecimento básico do mercado de opções. É preciso ter uma noção mínima do que são derivativos e como negociá-los, o que são opções de compra (call) e opções de venda (put) e as suas relações com o ativo alvo (ações). Se você é totalmente leigo ou leiga e não tem a mínima ideia desses conceitos o OpLab não é indicado para você neste momento. Neste caso é melhor você procurar um curso ou livro que te ajude a iniciar nas opções.

Como sei quais ações tem opções disponíveis para negociação

No "Monitor do mercado", você vê uma lista das ações com mais opções negociadas na bolsa de valores. Lá você pode fitrar as ações por volatilidade, tendência, preço ou volume.

Como vejo as séries autorizadas de opções de uma ação

Ao iniciar a análise de um ativo, o OpLab traz automaticamente as próximas séries de opções autorizadas de calls e puts. No canto superior direito da tela de análise você vai encontrar um botão com o sinal de "+" e, ao clicar nesse botão, você verá todas as séries autorizdas para aquele ativo e poderá adicioná-las em sua análise.

O que é o IV Rank da ação mostrada no monitor de mercado

O IV Rank é uma medida relativa que indica se a volatilidade implícita da ação está alta ou baixa em relação ao seu topo e fundo no período de um ano. Quanto mais alto o IV Rank, mais próxima a volatilidade está do topo histórico e quanto mais baixo o IV Rank, mais próxima a volatilidade está do seu fundo histórico.

Como é calculada a tendência da ação mostrada no monitor de mercado

As tendências de médio e curto prazo são calculadas com base na série histórica dos preços de fechamento diário da ação, aplicados indicadores técnicos de tendência ADX, DI+ e DI-.

Quantos ativos posso analisar simultanemente

Não existe limite de quantas ações você pode analisar simultaneamente. Você pode abrir quantos ativos quiser em várias abas diferentes do navegador e analisá-los ao mesmo tempo. Lembrando que as atualizações das cotações e dados calculados são em tempo real, assim se você tiver muitos estudos abertos ao mesmo tempo, a taxa de atualização desses dados vai ser compatível com a velocidade de conexão da sua Internet.

Como encontro as opções mais líquidas de um ativo

Ao fazer a análise de um ativo, uma das colunas apresentadas é a de liquidez das opções. Essa coluna apresenta uma barra lateral que indica quando a opção é muito líquida ou não tem nenhuma liquidez. Quanto maior a barra, mais líquida é a opção. Quando a barra não é visível é porque a opção não é liquida ou não há dados suficientes de mercado no momento para calcular a liquidez.

Como é calculada a liquidez das opções

A liquidez de uma opção é calulada a partir de um algorítmo desenvolvido pela equipe OpLab, que analisa o livro de ofertas da bolsa de valores (book) em tempo real, cruzando as ordens de compra e venda da opção, e com base nessa análise calcula o grau de liquidez em uma escala de 0 a 5, onde 0 indica nenhuma liquidez e 5 indica muita liquidez.

Como é calculado o moneyness da opção

O moneyness é a relação do preço da ação alvo (cotação atual) com o preço do strike da opção. Essa relação é dividida em três categorias:

  • ITM (In The Money ou Dentro do dinheiro): significa que o preço do strike da opção está muito abaixo do preço atual do ativo alvo.
  • ATM (At The Money ou No dinheiro): significa que o preço do strike da opção está muito próximo do preço atual do ativo alvo, tanto para cima quanto para baixo.
  • OTM (Out of The Money ou Fora do dinheiro): significa que o preço do strike da opção está muito acima do preço atual do ativo alvo.

Estas variações são calculadas com base no modelo Black & Scholes.

O que é o gráfico smile de volatilidade

O gráfico smile de volatilidade é construído a partir do preço de strike e da volatilidade implícita de um grupo de opções da mesma série. O gráfico smile de volatilidade tem esse nome porque normalmente (mas nem sempre) ele é plotado em um formato de sorriso (do inglês: smile). As variações no preço do strike afetam diretamente o moneyness da opção, assim quanto mais uma opção está ITM ou OTM, maior é a sua volatilidade implícita. E são exatamente estas variações que podem ser vistas no gráfico smile de volatilidade.

O que é o Simulador

O simulador de estratégias (ou simulador de opções) é um mecanismo onde se pode testar uma estratégia para ver como ela se comporta em determinados cenários, podendo assim saber em que situações a estratégia dará lucro ou prejuízo.

Quais estratégias com opções eu posso simular

A partir de um estudo você pode simular qualquer combinação de compra e venda de opções ou do ativo alvo, de forma simétrica ou assimétrica, e assim obter uma estratégia previamente conhecida do mercado ou uma totalmente nova criada por você. No entanto, o OpLab também te dá a possibilidade de escolher uma das várias estratégias conhecidadas do mercado de opções e montá-la automaticamente pra você. Dentre essas estratégias pré-configuradas estão:

  • Trava de baixa com opções de compra (Call bear spread)
  • Trava de alta com opções de compra (Call bull spread)
  • Compra de volatilidade com opções de compra (Call ratio backspread)
  • Venda de volatilidade com opções de compra (Call ratio spread)
  • Venda coberta (Covered call)
  • Compra de borboleta (Long butterfly)
  • Compra de borboleta com opções de compra (Long call butterfly)
  • Compra de condor com opções de compra (Long call condor)
  • Compra de condor (Long condor)
  • Compra de borboleta com opções de venda (Long put butterfly)
  • Compra de condor com opções de venda (Long put condor)
  • Compra de straddle (Long straddle)
  • Compra de strangle (Long strangle)
  • Trava de baixa com opções de venda (Put bear spread)
  • Trava de alta com opções de venda (Put bull spread)
  • Compra de volatilidade com opções de venda (Put ratio backspread)
  • Venda de volatilidade com opções de venda (Put ratio spread)
  • Venda de borboleta com opções de venda (Short put butterfly)
  • Venda de borboleta (Short butterfly)
  • Venda de borboleta com opções de compra (Short call butterfly)
  • Venda de condor (Short condor)
  • Venda de straddle (Short straddle)
  • Venda de strangle (Short strangle)
  • Collar (Collar)
  • Fence (Fence)
  • Compra de combo (Long combo)
  • Venda de combo (Short combo)
  • Trava de calendário com opções de compra (Calendar call)
  • Trava de calendário com opções de venda (Calendar put)
  • Trava diagonal com opções de compra (Diagonal call)
  • Trava diagonal com opções de venda (Diagonal put)

Como estratégia de evolução do aplicativo, a equipe OpLab está sempre buscando implementar novas estratégias além das que estão disponíveis atualmente.

O que é o gráfico de payoff

O gráfico de payoff é plotado após o término da simulação de uma estratégia e mostra, em um gráfico de linhas em um plano cartesiano, os possíveis cenários de lucro e prejuízo da estratégia simulada. O eixo X corresponde ao preço do ativo alvo e o eixo Y corresponde ao resultado teorico da operação. Quando uma linha cruza a linha 0 (zero) do eixo Y de baixo para cima (do negativo para o positivo), então temos o break even da operação, ou seja, o ponto onde ela cruza com o preço do ativo no eixo X, é o ponto onde a operação passa a ser lucrativa.

Quais são os emolumentos e taxas que são incluídos no cálculo de custos da operação

Atualmente são incluídos no cálculo de custos os percentuais referentes aos emolumentos vigentes cobrados pela BM&FBovespa, que podem variar dependendo do tipo de instrumento negociado e do intervalo da operação (daytrade ou não). Além destes emolumentos podem ser incluídos no cálculo o valor da corretagem informado por você nas configurações do aplicativo.

Quero saber se posso comprar e vender pelo do aplicativo

Não. Atualmente o OpLab é um sistema de apoio à tomada de decisões, porém existe o desejo de que sua evolução natural transforme-o em uma plataforma de negociação em um futuro próximo. No entanto, apesar de neste momento não ser possível enviar ordens para a sua corretora através do aplicativo, tanto o simulador quanto o mecanismo de acompanhamento de estratégias, mostram detalhadamente os dados de montagem e desmontagem das operações para que você possa facilmente enviar as ordens através do seu home broker ou de qualquer outra plataforma de negociação que você esteja utilizando.

O que é o Portfólio

É um geranciador de carteira de ações simplificado. Simplificado porque, diferente de outros aplicativos de gestão de carteira, não possui muitas funcionalidades voltadas para o acompanhamento da evolução patrimonial, pois seu principal objetivo é auxilar na tomada de decisão na hora de buscar estratégias com opções para proteger seu patrimônio ou remunerar sua carteira.

Como calculo o preço médio da ação que eu tenho em carteira

É importante para o cálculo das taxas, que você informe ao portfólio o preço médio que você pagou pela ação (ativo alvo). Esse preço médio, será utilizado no cálculo das taxas de lucro e proteção, assim o resultado desses cálculos serão otimizados para o seu patrimônio atual, e não baseados na cotação atual da ação. Portanto, para informar o preço médio corretamente, você deve fazer uma média ponderada, baseada em todas as operações que você fez com aquele ativo. Por exemplo: se em um determinado momento você comprou 100 ações da Petrobrás PN (PETR4) a R$ 8,00 cada, e mais pra frente você comprou mais 300 ações PETR4 a R$ 9,00 cada, então o seu preço médio será calculado através da somatória do valor de cada compra multiplicado pela respectiva quantidade comprada ((8*100) + (9*300)), divididos pela somatória das quantidades (100+300), assim neste exemplo, o preço médio de PETR4 das duas operações de compra é de R$ 8,75. Quanto mais preciso for o seu preço médio, mais preciso será o cálculo das taxas.

O que são as taxas de lucro e proteção

Na venda coberta representam, respectivamente, o percentual de lucro máximo que você terá no caso do preço do ativo alvo subir e o percentual de preteção que você terá no caso do preço do ativo alvo cair.

Como sei se minha estratégia está dando lucro ou prejuízo

Acessando a opção "Monitor de posições" no menu do aplicativo, você pode acompanhar em tempo real todas as estratégias que você gravou para acompanhamento. Nessa tela, que é atualizada a cada mudança no preço das opções da estratégia ou do ativo alvo, você vê quantos dias faltam para o vencimento da extratégia, e o percentual de lucro ou prejuízo que a operação está dando naquele momento. Ao clicar sobre a estratégia, você verá o gráfico de payoff da estratégia, atualizado juntamente com todas as projeções e informações de lucro ou prejuízo.